Portal do Uíge e da Cultura Kongo

Portal do Uíge e da Cultura Kongo

Página de informação geral da Província do Uíge e da Cultura Kongo


Padre Luzizila Kiala é o novo bispo da Diocese de Sumbe

Publicado por Muana Damba activado 24 Mayo 2013, 03:24am

Etiquetas: #Religião

 

 

20110224100834padre_luzizila.jpg

                                 Bispo Luzizila Kiala da Diocese de Sumbe

 

Nesta terça-feira, 21 de Maio, o Papa Francisco nomeou o Padre Luzizila Kiala como bispo da Diocese de Sumbe em Angola. Até agora Vigário Geral e Pároco da Catedral na Diocese de Uíge, o Padre Luzizila Kiala, do Clero Diocesano do Uíge, nasceu a 19 de Novembro de 1963 em Damba, frequentou o Seminário Filosófico de São Paulo do Uíge e o Seminário Maior de Cristo Rei do Huambo, onde recebeu a formação filosófica e teológica, respectivamente. Foi ordenado sacerdote em 23 de Agosto de 1992 e mais tarde obteve o Doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Após a ordenação exerceu os cargos de Director Espiritual do Seminário de Uíge, Vigário Episcopal e Professor do Seminário, Vigário geral da Diocese do Uíge, e Pároco da Sé Catedral, entre muitos outros.

A Diocese de Sumbe , criada em 1975, é sufragânea da Arquidiocese de Luanda, conta com uma área de 60 mil km2 e uma população de 1.191.000 habitantes, dos quais 369.969 católicos. O novo Bispo de Sumbe sucede ao Arcebispo D. Benedito Roberto, transferido para sede Metropolita de Malange, em Abril do ano passado.

 

 

                                                                                                                         R. Vaticano

 

 


Archivos

Ultimos Posts