Portal do Uíge e da Cultura Kongo

Portal do Uíge e da Cultura Kongo

Página de informação geral da Província do Uíge e da Cultura Kongo


A consagração de Bispo do Sumbe, Dom Luzizila Kiala.

Publicado por Muana Damba activado 26 Agosto 2013, 09:51am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

Por Manuel Graças de Deus Tungo "Lowa dya Nkatu"

 

      j

577582_3982497358181_205399672_n.jpg

 

 

Damba - TERRA DE BISPOS assim está a ser descrito este Município da Província do Uíge, de onde despontam muitos ilustres filhos que espiritualmente têm tocado os espíritos e corações de todos os Angolanos. Depois de Dom Afonso Nteka, apareceu Dom Vicente Kiazuku e hoje acaba ser ordenado Bispo da Diocese do Sumbe o nosso irmao Dom Luzizila Kiala, abencoada está Igreja Católica de Angola.

Este pequeno/grande munícipio tem marcado a espritualidade deste grande País e da Província do Uíge de forma muito peculiar e estrendosa. A sua influência sente-se tanto na Igreja Católica assim como nas outras igrejas, a exemplo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra -Tocoista (Bispo Nunes), da Igreja Evangelica Baptista de Angola onde despontam tantos ilustres filhos da Damba tal como o Reverendo Ntoni Nzinga. Está lancado aqui um repto aos Sociólogos e quiçaa aos Antropólogos deste país a estudarem este fenómeno de espirtualidade deste Munícipio!!!!

Estamos todos de parabéns pelo logro Dom Kiala e próxima semana estaremos presentes na celebração da Primeira Missa Episcopal na Diocese de São João de Brito na nossa querida Damba...de facto e um prodigio o que lograste e parabens a todos os que contribuiram para a sua formação ao longo dos anos em particular aos teus pais e aos meus papas Tungo e Isabel (teus padrinhos) e também ao mano Joao Kiala.


Agradecemos a presença na ceremonial de muitos outros ilustres filhos da Damba tais como a Dr Paulo Pombolo (Gov da Provincial do Uige) e do Ministro da Agricultural e Desenvolvimento Rural Eng Afonso Canga...


------------------------------
 ------


Padre Luzizila Kiala do Clero do Uíge é Bispo do Sumbe.



1074056_10151763771284192_691216102_o.jpg

                                    Imagem de Domingos das Neves/facebook


A Diocese do Sumbe é servida por um Administrador Apostólico.

A Diocese do Sumbe é servida por um Administrador Apostolico. A Diocese do Sumbe foi criada e governada por Dom Zacarias Kamwenho, como primeiro bispo. Dom Luzizila Kiala o mais novo bispo da CEAST é o 3º Bispo diocesano daquela comunidade.

                                                  Imagem de Angop

 

CURRICULUM VITAE

O Rev.do Luzizila Kiala nasceu no dia 19 de Novembro de 1963 na Damba, Diocese de Uije. Após os estudos primários e secundários, Luzizila foi admitido no Seminário São Paulo de Uije onde recebeu a formação em filosofia. Fez os estudos em teologia no Seminário Maior Cristo Rei de Huambo. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de Agosto de 1992 no Uije e exerceu os seguintes cargos:


- 1992-1994: Administrador paroquial de Sonqo, Bembe e Caipemba;


- 1994-1997: Padre Espiritual externo do Seminário de Uíge;


- 1997-2001: Realizou estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve o doutoramento em Teologia Espiritual;


- 2001-2008: Vigário paroquial de Bembe; Membro do Conselho Presbiteral; Membro do Colégio de Consultores; Membro do Conselho para os Negócios económicos; Director Espiritual residente do Seminário de Uije; Vigário Forâneo; Presidente das Comissões diocesanas para os
Emigrantes, da Liturgia, da Musica Sacra; Vigário Episcopal e Professor no Seminário.


- Desde 2008 até hoje ele é o Vigário Geral da Diocese de Uije; Pároco da Sé Catedral; e Assistente Eclesiástico da Associação Cristã dos Gestores e Dirigentes (ACGD) da Diocese de Uije.


- No dia 21 de Maio de 2013 - foi nomeado Bispo da Diocese de Sumbe pelo Santo Padre o Papa Francisco.

 

 

                                                                

  ------------

 

 

 


Archivos

Ultimos Posts